sábado, 25 de abril de 2009

Campanha: 'Música no centro do Crato? Não pode.'



"Somos a favor da realização da campanha contra a poluição sonora na cidade do Crato, da execução da lei e da prevenção do uso abusivo de equipamentos sonoros. No entanto, não somos a favor desta campanha ser conduzida e a lei executada pelas autoridades de forma excessiva e arbitrária, a ponto de se cavar um túmulo para a já frágil atividade cultural na cidade e de se promoverem injustiças sociais, onde - no mesmo tipo de área urbana - a uns é permitido extrapolar leis, normas e até o senso comum, enquanto que outros são penalizados ao ponto de não ser permitido nem usufruir, nos seus estabelecimentos e em hipótese alguma, de um direito estabelecido pela Constituição da República Federativa do Brasil."


Para mais informações, clique nos seguintes links:

Pedido de esclarecimento às autoridades.
Texto da petição do Movimento Silêncio com Arte, a enviar à Prefeitura do Crato e à SEMACE.

Música no centro do Crato? Afinal, pode ou não pode?
Comunicado do Movimento Silêncio com Arte com as diversas questões levantadas e arbitrariedades identificadas na execução da lei pelas autoridades.

Clique abaixo para assinar a petição online:

Quem cala consente.
A cidade é a sua. A cultura é para si. Os direitos e deveres também são os seus. Envolvido você já está. O momento é agora. Fale agora ou cale-se para sempre, não se queixando depois que a cultura no Crato está morrendo. Participe no Movimento Silêncio com Arte, assinando a petição, e ajude a promover um Crato onde o Silêncio e a Arte, o Ambiente e a Cultura, andam casados e não em divórcio.

Clique abaixo para ler e saber:
O que uma Voz está dizendo.
Quer se trate de Arte e Cultura ou de Ambiente, de música ou de política, é preciso agitar sem destruir, não ficar parado sem ser irrequieto, ter paciência sem ser complacente, ter coragem sem ser arrogante, falar sem gerar ruído e debater sem agredir. Silencie a sua mente para ouvir a voz de todos e para acordar a sua voz com Arte. Informe-se e contribua com a sua visão, críticas e sugestões construtivas sobre o tema abordado, lembrando que este movimento é a favor da campanha pela despoluição sonora que está sendo realizada pela Prefeitura do Crato, desde que a sua execução não seja arbitrária, não destrua o pouco que há de bom no cenário cultural, econômico e turístico da cidade e promova ainda mais e melhor, para benefício de todos nós.

Silêncio com Arte é Tudo. Silêncio sem Arte é Nada.

Obrigado pela sua atenção e contribuição.
Movimento Silêncio com Arte

10 comentários:

  1. Infelizmente o poder público fecha os olhos para verdadeiras abominações sonoras que acontecem em plena luz do dia, estourando os nossos ouvidos com besteiras literárias e sonoras e quando acontece um movimento que reverencia a arte e o cidadão enquanto ser vivente, o sistema repressor quer sufocar. Manifesto aqui a minha indignação pessoal pela falta de sensibilidade das autoridades locais, que acabam colocando nas ruas de nossa cidade mais um percentual de desempregados.

    Que pena!

    ResponderExcluir
  2. Pela primeira vez na História do Crato nós temos uma campanha para despoluição SONORA e visual. Aplaudamos essa iniciativa que inclusive já rendeu bons frutos, com a proibição em cima da hora, através de uma liminar junto ao Judiciário do Estado, cuja ordem foi expedida por um desembargador para o cancelamento de mais uma PAVOROSA Festa de Forró Eletrônico que ia se realizar na antiga Eventus Casa de Shows no sábado passado, quando o promotor Elder Ximenes juntamente com a SEMACE Crato conseguiram que os meliantes não realizassem tal evento, pois aquele local trata-se de uma área residencial, e há centenas de reclamações dos moradores. Quando há uma festa ali, prejudica-se toda a cidade, que não dorme, tamanho é o volume sonoro. Parabéns à Administração Samuel Araripe e ao Secretário Nivaldo Soares por essa bela campanha, que precisa do apoio de toda a população. Algumas arestas precisam ser aparadas, entretanto, para que a diversão, os shows artísticos em volume sonoro que não prejudique a população possa acontecer, pois afinal, a arte não pode silenciar.

    No mais, essa campanha é totalmente Válida, Necessária e EFICAZ.

    Dihelson Mendonça
    www.blogdocrato.com

    ResponderExcluir
  3. Vendo as duas colocações acima, fiquei super entusiasmada com tal discussão, acredito que só de forma discursiva e democrática é que podemos dar avanços na nossa cultura e na nossa formação social. Vejo com bons olhos todo o movimento que está acontecendo, e concordo com os dois discursos: o de quem apóia as decisões e o de quem tem algum tipo de repúdio. Pois acredito, que ambos é que vão achar um meio termo para o devido problema. Ora, não moramos em uma cidade planejada, porém moramos em uma cidade de tradição boemia, noturna e cultural, e acredito que devemos começar a pensar o que é cultural, o que é tradição e que vida noturna e boemia que queremos, pois acredito que só através de discussões que nos levem a formação e entendimento de onde nos estamos vindos, como vivemos e pra onde estamos indo, é que podemos trabalhar na formação de um perfil identitário, não ligado apenas ao passado, mas olhando a cultura como algo em movimento e de maneira dialética. Por isso acredito que toda forma de confronto e de discussão dialética é que possamos ver nas entrelinhas, e entender que é nas contradições que evoluímos. É necessária uma política voltada à preocupação da qualidade ambiental de nossa cidade, e por conseqüência da nossa qualidade de vida? Claro! Mas também é necessário sempre estar aberto ao que essas contradições têm a nos dizer, e hoje nos diz que: “agente não quer só comida, agente quer comida, diversão e arte”, comida que falta em algumas mesas neste instante na cidade do Crato, por falta de emprego, e atividade econômica de nossa população, e diversão e arte que está faltando na nossa vida como um todo, mas que vive bombardeada por uma mídia podre e excludente! É necessário então que digamos o que pensamos para construção de atitudes que olhem para os dois lados, assim chegando a um meio termo!

    Luciana Lacerda
    Professora do Departamento de Geociência da URCA
    Especialista em Meio Ambiente e Mestranda em Geografia.

    ResponderExcluir
  4. Edna Felix de Araujo27 de abril de 2009 às 13:22

    A "Capital da Cultura" está se transformando numa província, onde uma pequena minoria de detentores do poder estão adotando medidas reacionárias e que ferem o direito de liberdade de cidadãos e cidadãs que são sensíveis aos movimentos artísticos, bem como entendem que o lazer faz parte das necessidades básicas e são direitos conquistados ao longo do tempo. Portanto essas medidas devem ser tomadas sem ferir os direitos da população. A lei tem necessariamente que ser aplicada para todos...

    ResponderExcluir
  5. Aída Medeiros Santos28 de abril de 2009 às 07:56

    A proibição de som deve se restringir apenas aos movimentos que se mostram como uma exposição particular e descabida de pessoas que desconhecem as leis de respeito à cidadania e à paz pública. Quanto aos estabelecimentos e aos movimentos que promovem a cultura, a boa arte e música, esses deverão continuar a fazer o seu trabalho, ou melhor, a divulgar a cultura, visto que o povo cratense e os agregados, que se sentem filhos do Crato, sempre se definiram como promotores da arte e da cultura caririense.

    ResponderExcluir
  6. A questão de som ao vivo no centro do Crato deve ser visto com muito mais cautela. Primeiro: Realmente não se pode abusar de equipamentos sonoros para pertubar a paz e o silêncio de quem no outro dia precisa acordar cedo para trabalhar. Segundo: Também nao se pode tirar o trabalho de outros, mas sim, regrar e fiscalizar tanto decibéis como horários permitidos... isso sim é democracia!

    ResponderExcluir
  7. MInha solidariedade!!! É somente debatendo que se chega ao consenso!!!
    Vamos juntos & tataritaritatá!!!!!
    www.luizalbertomachado.com.br

    ResponderExcluir
  8. Razoabilidade é a palavra! Que os poderes públicos constituídos saibam mensurá-la com justiça! Somente com ela é que se chegará a um consenso! Que o sono das trevas não destrua os movimentos de vanguarda que sempre destacaram o Crato no Ceará inteiro!

    ResponderExcluir
  9. Se é pra calar que calem os forroseiros também... e não apenas prive a cultura como está se fazendo agora.

    ResponderExcluir
  10. Daniel Monteiro dos Santos6 de maio de 2009 às 10:46

    Concordo com o movimento principalmente no que diz respeito a não valorização da cultura em uma cidade de que se diz a princesa da cultura cearense, e eu pergunto: Princesa onde está o teu reinado??

    ResponderExcluir